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Foto do escritorDaniela Páscoa

Corretor sem treinamento, por Diego Maia

Retirado do livro "histórias de corretor", Diego Maia conta uma crônica sobre um corretor sem treinamento


corretor sem treinamento

Domingo lindo, de sol escaldante. O corretor André estava atendendo um cliente e seu colega, Pablo, tentava explicar para um outro cliente as várias situações para pagamento de um imóvel com financiamento da CEF.

 

Naquele atendimento, o desentendimento imperava. Os dois, corretor e cliente, não se entendiam. O clima estava ficando mais quente ainda.

 

André terminou seu atendimento e, quando tentava disfarçadamente sair do stand para “respirar”, Pablo grita do fundo:

 

- André! Não é assim que funciona esse tipo de financiamento?

 

Receoso, sentindo o nervosismo do cliente, André se aproximou e tentou explicar de outra forma o mesmo financiamento, tanto para o cliente quanto, e principalmente, para o colega Pablo.

 

O cliente, ainda nervoso falou:

 

-Agora o senhor senta ai e explica pra mim, tudo que o seu colega não conseguiu explicar!

 

- O seu corretor é o Pablo, eu estou apenas tentando ajudar, disse André.

 

O cliente, gritando e batendo na mesa:

 

- Não interessa, eu ganho R$ 20.000,00 por mês e tenho dinheiro pra comprar até 2 aptos nessa “p...”!

 

Falei, ainda calmo:

 

- Esse é mais um erro. Esse empreendimento não atende a quem ganha acima de R$ 4.900,00.

 

- Vocês estão de brincando comigo. Disse o cliente.

 

- Vou pegar o nome de vocês e comunicar o mau atendimento para a “p...” desta empresa.

 

Por mais que tentassem contornar, o cliente, nervoso e insatisfeito, anotou o nosso nome e saiu bufando. E, claro, bateu a porta.


O ocorrido foi comunicado aos gerente do André e do Pablo, que até hoje não tiveram conhecimento de qualquer queixa sobre os atendimentos naquele dia. Até hoje.

 

Uma das maiores falhas das imobiliárias e construtoras de uma maneira em geral é escalar para plantões e atendimentos profissionais sem o conhecimento mínimo necessário sobre as nuances do mercado imobiliário. Pode ser uma boa saída avaliar periodicamente os conhecimentos dos profissionais sobre matemática financeira, financiamento imobiliário, legislação, técnicas de atendimento, negociação e relacionamento, dentre outros.


Quantos e quantos clientes são perdidos diariamente pelos péssimos atendimentos? É fato: empresas com corretores bem treinados e bem preparados vendem mais que empresas com corretores sem treinamento ou com treinamento deficiente.


Quem é Diego Maia?


Diego Maia é um renomado palestrante de vendas, consultor, escritor e especialista comercial. Ele é amplamente reconhecido por suas contribuições significativas para o campo das vendas e liderança, além de sua habilidade em inspirar e capacitar pessoas e empresas a atingirem seu máximo potencial.


Sua abordagem inovadora e suas palestras cativantes atraem públicos de diversas áreas e setores, enquanto seu compromisso com a excelência nas vendas e no desenvolvimento pessoal o tornou uma figura de influência no mundo corporativo.


Além de suas palestras, Diego Maia é autor de oito livros relacionados a vendas e desenvolvimento pessoal. Seus livros oferecem uma extensão de suas ideias e estratégias, proporcionando aos leitores uma oportunidade de aprofundar seu conhecimento e implementar práticas eficazes em suas próprias carreiras.

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