Retirado do livro "histórias de corretor", Diego Maia conta uma crônica sobre um corretor sem treinamento
Domingo lindo, de sol escaldante. O corretor André estava atendendo um cliente e seu colega, Pablo, tentava explicar para um outro cliente as várias situações para pagamento de um imóvel com financiamento da CEF.
Naquele atendimento, o desentendimento imperava. Os dois, corretor e cliente, não se entendiam. O clima estava ficando mais quente ainda.
André terminou seu atendimento e, quando tentava disfarçadamente sair do stand para “respirar”, Pablo grita do fundo:
- André! Não é assim que funciona esse tipo de financiamento?
Receoso, sentindo o nervosismo do cliente, André se aproximou e tentou explicar de outra forma o mesmo financiamento, tanto para o cliente quanto, e principalmente, para o colega Pablo.
O cliente, ainda nervoso falou:
-Agora o senhor senta ai e explica pra mim, tudo que o seu colega não conseguiu explicar!
- O seu corretor é o Pablo, eu estou apenas tentando ajudar, disse André.
O cliente, gritando e batendo na mesa:
- Não interessa, eu ganho R$ 20.000,00 por mês e tenho dinheiro pra comprar até 2 aptos nessa “p...”!
Falei, ainda calmo:
- Esse é mais um erro. Esse empreendimento não atende a quem ganha acima de R$ 4.900,00.
- Vocês estão de brincando comigo. Disse o cliente.
- Vou pegar o nome de vocês e comunicar o mau atendimento para a “p...” desta empresa.
Por mais que tentassem contornar, o cliente, nervoso e insatisfeito, anotou o nosso nome e saiu bufando. E, claro, bateu a porta.
O ocorrido foi comunicado aos gerente do André e do Pablo, que até hoje não tiveram conhecimento de qualquer queixa sobre os atendimentos naquele dia. Até hoje.
Uma das maiores falhas das imobiliárias e construtoras de uma maneira em geral é escalar para plantões e atendimentos profissionais sem o conhecimento mínimo necessário sobre as nuances do mercado imobiliário. Pode ser uma boa saída avaliar periodicamente os conhecimentos dos profissionais sobre matemática financeira, financiamento imobiliário, legislação, técnicas de atendimento, negociação e relacionamento, dentre outros.
Quantos e quantos clientes são perdidos diariamente pelos péssimos atendimentos? É fato: empresas com corretores bem treinados e bem preparados vendem mais que empresas com corretores sem treinamento ou com treinamento deficiente.
Quem é Diego Maia?
Diego Maia é um renomado palestrante de vendas, consultor, escritor e especialista comercial. Ele é amplamente reconhecido por suas contribuições significativas para o campo das vendas e liderança, além de sua habilidade em inspirar e capacitar pessoas e empresas a atingirem seu máximo potencial.
Sua abordagem inovadora e suas palestras cativantes atraem públicos de diversas áreas e setores, enquanto seu compromisso com a excelência nas vendas e no desenvolvimento pessoal o tornou uma figura de influência no mundo corporativo.
Além de suas palestras, Diego Maia é autor de oito livros relacionados a vendas e desenvolvimento pessoal. Seus livros oferecem uma extensão de suas ideias e estratégias, proporcionando aos leitores uma oportunidade de aprofundar seu conhecimento e implementar práticas eficazes em suas próprias carreiras.